Museu Guggenheim de Bilbao

Museu Guggenheim de Bilbao

O maravilhoso Museu de Guggenheim, que desde a sua inauguração em 1997, é a grande atração de Bilbao na Espanha. O projeto, elaborado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry, impressiona logo de início. É muito glamuroso e visível de diversos pontos da cidade. É realmente fantástico tanto no seu interior como exterior, é uma obra de arte para ser apreciada por todos os seus ângulos.

A coleção permanente do museu é composta exclusivamente por arte contemporânea. A obra datada mais antiga é de 1958.

Na contramão da coleção permanente estão as exposições temporárias, que sempre surpreendem devido às suas constantes novidades.

O museu foi construído com placas de titânio sobrepostas inspiradas em escamas de peixes, dando um aspecto singular e simbólico dentro da corrente arquitetônica chamada Desconstrutivismo. Sem utilizar nenhuma superfície plana, suas formas não seguem nenhuma razão geométrica ou regra. Pode ser considerada uma escultura ou uma obra de arte em si mesmo.

O interior, bastante moderno e arrojado, tem iluminação 100% natural, e parece um labirinto com escadas, vidros e colunas por todos os lados.

O Museu de Guggenheim em Bilbao é um dos cinco museus espalhados pelo mundo que fazem parte da Fundação Solomon R. Guggenheim, (fundada em 1937 pelo filantropo Solomon Robert Guggenheim e pela artista Hilla Von Rebay).

Além é claro do pequeno grande Puppy, mais uma obra icônica do artista Jeff Koons (de 13 mts de altura) que fica na porta do Museo e é parada obrigatória para a foto. Ele é todo feito de flores e tem sistema de irrigação independente para manter todas estas flores sempre lindas e vivas!

Project Details

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese