Teatro Museu Dalí em Figueres

Teatro Museu Dalí em Figueres

O Museu Dalí em Figueres na Espanha convida o visitante a mergulhar pela vida e trajetória do artista, um convite ao mundo fantástico de Dalí, repleto de pinturas, esculturas e instalações o museu te instiga a olhar, pensar e refletir um pouco do repertório desse gênio muito loco, começando pelo lugar.

O museu foi projetado pelo próprio artista, na cidade onde ele nasceu, ao lado da igreja onde ele foi batizado e no lugar do antigo teatro da cidade (severamente destruído pela guerra civil espanhola). Foi nesse teatro que Dalí expôs suas pinturas pela primeira vez.

O museu foi aberto e 1974 e continuou em expansão até 1980. Abriga a maior e mais diversificada coleção de obras de Salvador Dalí, incluindo esculturas, colagens, mobiliário e outras curiosidades produzidas por Dalí.

O museu abriga também uma pequena seleção de obras de outros artistas escolhidos por Dalí, e uma galeria dedicada ao trabalho do amigo de Dalí, o artista catalão Antoni Pitxot, que se tornou diretor do museu após a morte de Dalí e é onde Dalí está enterrado.

Estar no Teatro-Museu é uma experiência totalmente diferente, nos fas refletir muito sobre como uma pessoa pode ter uma mente tão fantástica e criar coisas inesperadas como ele criou.

 

O atual museu era um antigo teatro da cidade de Dalí quando criança, e onde suas primeiras exibições públicas foram realizadas. O antigo teatro foi bombardeado na Guerra Civil Espanhola e permaneceu em estado de ruína por décadas até Dalí e o prefeito de Figueres decidirem reconstrui-lo, em 1960.

 

A visita começa do lado de fora do museu, um prédio cor de rosa, decorado com objetos não identificados amarelos e muitos ovos no topo. Anda na entrada, uma intrigante escultura, uma pequena introdução do que veremos a seguir.

Project Details

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese